What can cause uneven tyre wear?
Pneus agrícolas: o que pode causar um desgaste irregular nos pneus?
Se os seus pneus agrícolas apresentam um desgaste irregular, existe o risco de a sua vida útil ser reduzida, implicando os custos de uma substituição precoce. Como é que pode saber se os seus pneus estão a sofrer um desgaste irregular? Quais são as causas e o que fazer?
Os nossos especialistas dão as respostas.
RESUMO :
Como posso verificar o desgaste irregular dos pneus ?
Os pneus agrícolas não apresentam indicadores de desgaste, mas é possível verificar se existe um desgaste irregular dos pneus. Basta dar um passo atrás e olhar para os seus pneus de frente. Desta forma, poderá ver se existem partes dos seus pneus com um desgaste mais acentuado.
Também pode verificar os níveis de desgaste do pneu ao medir a profundidade entre o topo de duas saliências adjacentes numa extremidade do pneu e a parte inferior do piso com um medidor de profundidade do piso. Repita esta operação na outra extremidade do pneu. Se verificar uma diferença na profundidade entre os lados esquerdo e direito do piso, o seu pneu apresenta um desgaste irregular.
how to check for uneven tyre wear
Por que motivo os meus pneus agrícolas apresentam um desgaste irregular ?
Existem vários tipos de desgaste irregular dos pneus. Apresentamos 4 motivos principais, clique em cada um deles para descobrir:
1 - Pressão incorreta
O desgaste irregular dos pneus pode ser provocado por pressão excessiva ou insuficiente dos pneus. Certifique-se de que enche os seus pneus com a pressão correta para evitar estes problemas.
Pressão excessiva
Se o pneu estiver com uma pressão excessiva, será a parte central do piso que apresentará um desgaste precoce, porque o pneu estará inchado.
Over inflation of farm tyres
Pressão less
Contudo, se apresentar uma pressão insuficiente, o pneu abaterá com tendência a apresentar um desgaste precoce nos ombros.
Under inflation of farm tyres
Gravidade do desgaste
severite usure
2 - O efeito da berma da estrada
As estradas não são completamente planas, por norma são ligeiramente curvas. Se utiliza o seu trator na estrada, conduz apenas num dos lados da estrada se for uma via de dois sentidos.
Assim, nos países onde as pessoas conduzem do lado esquerdo da estrada, o desgaste será mais evidente nos pneus do lado esquerdo. Por outro lado, nos países onde as pessoas conduzem do lado direito da estrada, o desgaste será mais evidente nos pneus do lado direito.
Uma solução simples é trocar os pneus da esquerda para a direita quando verificar o início de um desgaste lateral.
3 - Desalinhamento do eixo de reboque
Se a sua máquina agrícola puxa um reboque com eixos que não estão devidamente alinhados, isto pode causar um desgaste de arrasto nos pneus do trator, tanto os dianteiros como os traseiros.
Se o desgaste de arrasto ocorrer na metade direita do pneu dianteiro do lado direito, irá afetar também a metade direita do pneu dianteiro do lado esquerdo. Desta forma, ambos os pneus apresentarão um desgaste precoce no mesmo lado.
Drift wear same side
Gravidade do desgaste
severite usure
4 - Um problema de geometria
A geometria está relacionada com o paralelismo e sopé da sua máquina agrícola. Podem estar ambos desajustados. Vejamos com mais atenção por que isto pode originar um desgaste irregular.
-
Paralelismo
O eixo dianteiro do trator é direcional e está frequentemente sujeito a vários esforços. Por exemplo, durante a lavoura do campo, o pneu que está no sulco é sujeito a um maior esforço, o que pode provocar um desajuste do eixo dianteiro.
Também é importante referir que um desalinhamento não está necessariamente relacionado com tratores antigos. O alinhamento de fábrica poderá não ser adequado para a utilização local do veículo. Uma alteração de apenas alguns milímetros pode implicar um desgaste irregular do pneu.
Existem dois tipos de desalinhamento relacionados com o paralelismo:
Desalinhamento de convergência
Os dois pneus dianteiros estão ligeiramente direcionados entre si, o que tende a desgastar a parte exterior do seu piso.
Visto de cima, apresentam esta configuração:
TRASEIRA
\—/
DIANTEIRA
Se adicionarmos a isto o efeito da berma da estrada, referido anteriormente, o desgaste será ainda mais pronunciado na parte do pneu que circula mais perto da berma da estrada.
toe in misalignment
Gravidade do desgaste
severite usure
Desalinhamento de divergência
No caso do desalinhamento de divergência, os dois pneus dianteiros estão a apontar ligeiramente para o exterior.
Visto de cima, apresentam esta configuração:
TRASEIRA
/—\
DIANTEIRA
Desta forma, ocorre um desgaste mais pronunciado na metade interior do piso de ambos os pneus.
Toe out misalignment
Gravidade do desgaste
severite usure
-
Sopé
Sopé positivo
O sopé positivo significa que a parte superior dos pneus dianteiros está mais afastada do que a parte inferior. O desgaste dos pneus, neste caso, será de forma mais predominante nas saliências exteriores.
Visto de frente, os pneus apresentam esta configuração:
DE CIMA
\—/
DE BAIXO
Sopé negativo
O sopé negativo é precisamente o oposto. As partes dos pneus que tocam no solo estão mais afastadas do que as partes superiores. Neste caso, o desgaste dos pneus será mais evidente nas saliências interiores.
Visto de frente, os pneus apresentam esta configuração:
DE CIMA
/—\
DE BAIXO
Outras máquinas agrícolas afetadas
É importante salientar que o desgaste dos pneus devido ao desalinhamento mecânico pode afetar outras máquinas agrícolas para além dos tratores:
- Nos reboques, também pode ocorrer o desgaste irregular dos pneus associado ao paralelismo ou desalinhamento entre eixos.
- Nas ceifeiras-debulhadoras, o desgaste relacionado com o paralelismo ou sopé pode afetar os pneus traseiros.
- As máquinas de colheita articuladas podem estar sujeitas a desalinhamento e, por conseguinte, a um desgaste irregular dos pneus.
- Os pulverizadores podem apresentar um desgaste irregular dos pneus devido ao paralelismo, desalinhamento ou sopé.
Em caso de dúvida, aconselhamos a consultar um profissional que possa verificar as configurações de paralelismo e sopé, com recurso a ferramentas de medição especializadas.
E se for o momento de substituir os seus pneus, consulte as gamas concebidas especialmente para a sua utilização:
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