Agricultural tyre rotation for longer tyre life

Agricultural tyre rotation for longer tyre life

Rotação dos pneus agrícolas para maior longevidade dos pneus

A durabilidade dos pneus agrícolas é um fator crucial para a eficiência e segurança dos trabalhos agrícolas. Entre as práticas concebidas para aumentar a sua vida útil, a rotação dos pneus pode ser uma solução em alguns casos. Saiba quando esta medida pode ser aplicada.

RESUMO :

O que é a rotação dos pneus ?

Esta prática envolve a troca de pneus entre diferentes posições no veículo para distribuir o desgaste e o esforço mecânico de forma mais uniforme. Neste artigo, vamos conhecer de forma pormenorizada as situações em que a rotação dos pneus pode ser benéfica, bem como as vantagens que oferece aos agricultores.

Rotação dos pneus caso n.º 1: tratores

Em determinadas situações, é possível trocar os pneus dianteiros de um trator para aumentar a sua vida útil. Os pneus dianteiros de um trator podem ser trocados da direita para a esquerda.

Nos países onde a condução se faz à direita, é frequente o pneu direito estar mais exposto do que o esquerdo. Isto acontece porque a estrada é ligeiramente curva para facilitar a drenagem de água, o que faz com que o pneu direito abata sobre o piso inclinado. 

Muitas vezes, esta inclinação natural da estrada obriga o condutor a compensar com ligeiros ajustes no volante, para impedir que o trator passe para a vala da beira da estrada. Esta compensação constante pode originar um desgaste irregular do pneu, mais evidente no lado direito do piso. 

Assim, em caso de uma utilização intensiva na estrada e de um desgaste mais pronunciado num dos lados, é possível trocar os pneus dianteiros, p. ex., ao trocá-los da direita para a esquerda.

Tyre rotation on tractors

Tyre rotation on tractors

Isto reduz a exposição do pneu do lado direito e ajuda a um desgaste mais uniforme, evitando a substituição precoce do pneu. Além disso, o desgaste uniforme pode ajudar a reduzir a vibração e o ruído, melhorando o conforto do condutor.

Rotação dos pneus caso n.º 2: duplicação

Outro exemplo é a duplicação. Esta prática é habitualmente utilizada para os trabalhos na terra, os pneus sofrem menos desgaste na estrada e, desta forma, desgastam-se mais devagar.

Contudo, em alguns países, é prática comum retirar os pneus do rodado duplo para realizar outros trabalhos, como o transporte, o que significa que os pneus interiores trabalham mais horas e tendem a apresentar um desgaste mais evidente. Desta forma, os pneus exteriores apresentam um menor desgaste, o que faz com que sejam maiores do que os outros. Esta diferença no tamanho implica um esforço adicional sobre o eixo.  

Para garantir uma utilização eficiente da duplicação, é recomendável manter um nível de desgaste proporcional nos quatro pneus. Ao proceder à rotação dos pneus (trocar os pneus do interior pelos pneus do exterior), pode compensar este desgaste irregular e prolongar a vida dos pneus. Isto também reduz o esforço aplicado no eixo, melhorando a estabilidade do trator. Além disso, um desgaste uniforme nos dois pneus maximiza a eficiência de tração e reduz o consumo de combustível durante os trabalhos no campo. 

Rotação dos pneus caso n.º 3: tratores articulados de grande dimensão

Nos EUA e no Brasil, muitos tratores articulados estão equipados com grandes conjuntos de rodados duplos.

Geralmente, esta configuração resulta num desgaste irregular. Na realidade, devido à grande largura destes tratores, os dois pneus exteriores tendem a entrar na berma da estrada. Desta forma, é frequente ocorrer um desgaste acentuado nestes pneus. Em tais circunstâncias, a rotação dos pneus é uma boa decisão. Ao inverter a sua posição (exterior/interior), poderá verificar o impacto no desgaste e extensão da vida útil dos pneus.  

Rotação dos pneus caso n.º 4: empilhadoras com garfos telescópicos

As empilhadoras com garfos telescópicos, que são cada vez mais comuns nas explorações agrícolas, são máquina polivalentes que realizam diversas tarefas, incluindo a manipulação e o transporte na estrada.

Algumas estão equipadas com engates para transportar palha, por exemplo, e depois regressam à estrada. Consequentemente, estas máquinas estão sujeitas a uma utilização intensiva na estrada. Além disso, geralmente são utilizadas em piso abrasivo durante os trabalhos de manipulação. 

Atualmente, as explorações agrícolas têm muitas áreas com piso de betão e asfalto. As manobras frequentes nessas superfícies podem originar um maior desgaste nos pneus dianteiros, que são sujeitos a um esforço maior porque suportam cargas mais pesadas.  

Tyre rotation on telescopic forklifts

Tyre rotation on telescopic forklifts

Como os pneus dianteiros têm a mesma dimensão dos pneus traseiros, pode trocá-los sempre que verificar uma ligeira diferença entre os pneus dianteiros e traseiros, geralmente, quando atingem metade do desgaste. Nesses casos, a rotação dos pneus garante um desgaste uniforme e contribuem para a sua vida útil.

Rotação dos pneus caso n.º 5: pulverizadores autopropulsados

Geralmente, os pulverizadores autopropulsados, com os seus pneus estreitos e elevada distância ao solo, estão equipados com eixos dianteiro e traseiro direcionais, o que pode originar problemas de alinhamento. 

Quando seguimos estes veículos na estrada, não é invulgar verificar que as quatro rodas não estão paralelas. Ao longo do tempo, o alinhamento pode ficar afetado, resultando, por vezes, em padrões de desgaste irregulares. Para evitar este problema, é frequente cruzar os pneus, dado que os quatro pneus costumam apresentar as mesmas dimensões. Esta prática ajuda a compensar algum deste desgaste

Conclusão

A rotação dos pneus é uma prática que, por vezes, permite limitar o esforço no pneu mais desgastado ao expor o pneu menos gasto a um maior esforço, com o objetivo de prolongar a vida útil do pneu. Contudo, no caso de desgaste irregular nos seus pneus, o primeiro passo essencial é identificar a causa. Isto pode dever-se, por exemplo, a um desalinhamento provocado por um desgaste na rótula esférica. Antes de efetuar a rotação dos pneus, recomendamos que comece por verificar o alinhamento e comprovar que não existe qualquer folga mecânica.  

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