mag3 roadstories header

Personalização dos pneus: o que fazer e o que não fazer

Publicado a 17 de outubro de 2021 - 6 minuto(s) de leitura

Não é nenhum segredo que os pneus têm de se adaptar às especificidades do seu camião de um ponto de vista técnico. Mas isso deixa pouca margem para uma escolha baseada no aspeto visual. Esta não pode afetar a segurança e o desempenho. Perguntámos a Fabien Marlier*, líder da equipa de desenvolvimento de produto da Michelin com 20 anos de experiência, para nos explicar o que fazer e o que não fazer ao nível da personalização dos pneus de camião.

 

Ouça o nosso podcast:

mag3 roadstories portrait

  

Fabien Marlier – líder da equipa de desenvolvimento de produto da Michelin

 

Luzes, cortinas, sistemas de som, trabalhos de pintura… Quando estamos a personalizar um camião, visamos o conforto e o aspeto visual. E o aspeto visual pode ser importante até para os pneus que colocamos nas rodas! Sabia que a Michelin tem a sua própria equipa de design que trabalha para dar aos pneus o visual certo para o trabalho?

Naturalmente, o mercado dos camiões é muito racional: não surpreende que os condutores e os proprietários de frotas procurem o desempenho e a rentabilização mais do que qualquer outra coisa. Não obstante, alguns gostam de destacar os seus veículos dos demais. “Os clientes têm uma vasta gama de opções de dimensões de pneus com níveis de desempenho específicos quanto à resistência ao rolamento e o consumo de combustível. Mas a dimensão dos pneus também muda o aspeto de um camião! Lembre-se de que a prioridade tem de ser sempre escolher os pneus de acordo com a utilização, a quilometragem, as especificações do veículo e, obviamente, as normas e os regulamentos…" (Fabien) 

Em termos simples, quando escolher os pneus, qualquer elemento subjetivo que influencie a sua escolha pode qualificar-se como personalização. O truque é encontrar o equilíbrio certo entre o desempenho e o aspeto e, como afirma Fabien, manter claras as suas prioridades. Para ele, é uma questão de ajuste fino.

O aspeto robusto dos pneus largos

 É provável que tenha reparado que os pneus de piso largo são populares junto dos camionistas pelo seu aspeto "viril". Foram originalmente concebidos para reboques, mas, nos anos 90, os condutores começaram a utilizá-los nas rodas dianteiras. “A nível de segurança, não foi uma boa ideia… Por isso, a Michelin começou a conceber pneus largos para uma utilização na roda dianteira: alia um melhor conforto e estabilidade na condução a um bom desempenho ao nível da segurança.” Como resultado, há uma grande escolha de pneus de piso largo disponível atualmente, mas tenha em atenção que são mais caros e mais pesados.
 
Os pneus antissalpicos são outro item popular devido ao aspeto e funcionalidades. Trata-se de uma tecnologia exclusiva da Michelin cujo objetivo principal é reduzir as projeções de água quando um camião passa por cima de uma poça. No entanto, os pneus antissalpicos também têm um aspeto mais largo e robusto que alguns condutores apreciam bastante. “Outra vantagem da função antissalpicos é que os camiões ficam mais limpos, o que torna a manutenção mais fácil.” 
 
A mudança das jantes também é outra forma de personalizar as suas rodas. Em aço ou alumínio, com ou sem pintura, nada disso tem impacto nos pneus, pelo que os condutores e os proprietários podem fazer o que quiserem neste aspeto.
 

Cores que não alteram os pneus

 Podem fazer tudo o que quiserem ao pintar os pneus? Quase tudo. Poderá ter visto isto na estrada: em alguns camiões, as inscrições nas paredes dos pneus foram realçadas com cores. Alguns pneus até têm decorações pintadas nos mesmos.

Não existe qualquer regulamento contra isto, mas a Michelin aconselha prudência. Porquê? Com o tempo, a tinta pode penetrar na borracha e, eventualmente, alterar as suas propriedades. “Os pneus coloridos são excelentes para a personalização e conferem ao veículo um aspeto desportivo. No entanto, é preciso ter algumas precauções relativamente aos produtos que utiliza: ser isentos de solventes e não oleosos. Recomendamos que utilize apenas tinta à base de água."
 
O mesmo se aplica a produtos de limpeza utilizados para tornar os pneus brilhantes para espetáculos e eventos: têm de ser inofensivos para os pneus e o melhor é que tenham um acabamento não oleoso. Então, o que deve utilizar? As novas gerações de produtos ecológicos estão agora disponíveis para dar brilho às suas rodas sem prejudicar o planeta.
 
Já sabe tudo o que é necessário para personalizar os pneus com total segurança!

 

fontes

* Entrevista realizada a 16 de julho de 2021

 

O que fazer e o que não fazer ao nível da personalização dos pneus


memo tyre customisation tips pt

Está a utilizar um Browser não suportado por esta web

Está a utilizar um browser que não é suportado por este website. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido e podem ocorrer comportamentos estranhos ao navegar neste site.

Utilize ou atualize/instale um dos seguintes browsers para tirar o máximo partido deste website.

Firefox 78+
Edge 18+
Chrome 72+
Safari 12+
Opera 71+